segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estado garante CNH gratuita para pessoas de baixa renda

 
Foto: José Marques/Secom-PB
A partir de agora, as pessoas de baixa renda poderão ter acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O programa Habilitação Social, lançado nesta segunda-feira (14) pelo governador Ricardo Coutinho, por meio de Medida Provisória, já é considerado o maior programa social do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB).
A finalidade do programa, executado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária e Secretaria Estadual de Educação é possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira CNH ou mudança de categoria.
No discurso, o governador Ricardo Coutinho destacou a carteira de motorista como um documento facilitador do ingresso no mercado de trabalho e lembrou que este programa está incluído entre as medidas pensadas para criar emprego e renda.
Podem se candidatar ao benefício pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de um ano; beneficiários do Programa Bolsa Família; alunos matriculados na rede pública de ensino ou nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário; trabalhadores com renda mensal de até 1,5  salário mínimo; beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) onde são cadastrados pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.
A Medida Provisória exige ainda ao candidato à habilitação ser penalmente imputável; saber ler e escrever; possuir Cadastro de Pessoas Físicas ( CPF); comprovar domicílio no Estado da Paraíba; não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
A carteira de habilitação é um dos documentos mais importantes de inclusão social e exercício da cidadania. Além de ser reconhecida legalmente como identidade, a CNH ajuda muita gente a ingressar no mercado de trabalho. No entanto, o acesso ao documento era condicionado ao pagamento pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, as antigas autoescolas. Hoje o custo de de carteira de habilitação é em torno de R$700.
Critérios – Todo o processo de inscrição e seleção dos candidatos será pela internet, no  endereço eletrônico  www.habilitacaosocial.pb.gov.br , de 21 de maio a 22 de junho. No dia 25 , sai o resultado da seleção entre os inscritos. De 26 de junho a 6 de julho, os candidatos inscritos terão que apresentar documentos comprovando as informações cadastradas.

O próprio programa vai se encarregar de definir, entre os inscritos, quem mais precisa da habilitação social. A partir de 9 de julho, os candidatos selecionados começam a fazer exames de saúde e psicotécnicos para encaminhamentos aos Centros de Formação de Condutores credenciados, onde participarão das aulas teóricas e práticas. Terá acesso ao documento quem, de fato, comprovar estar incluído em todas as exigências da lei e estes critérios avaliam os rendimentos.
Para a habilitação social, o Governo do Estado dispensou as taxas de serviço e vai bancar os custos cobrados pelos Centros de Formação de Condutores. Mas, vale destacar que as empresas só receberão as taxas após a aprovação dos candidatos nos exames do Detran, garantindo o empenho dos Centros de Formação de Condutores na capacitação dos candidatos encaminhados pelo programa Habilitação Social.
A meta inicial é oferecer 2 mil carteiras, até o final do ano. Mas, segundo o Detran,  este número poderá aumentar se os Centros de Formação de Condutores conseguirem atender a uma demanda maior de candidatos.
Dados do Detran revelam que dirigir sem carteira de habilitação é a infração mais comum, em qualquer fiscalização. No ano passado, 1.491 pessoas foram notificadas dirigindo sem CNH e só este ano mais de 700 já foram flagradas na mesma situação. Muitos são condutores das chamadas motos cinquentinhas, que agora poderão ter a situação regularizada, considerando que o Código Nacional de Trânsito exige que para conduzir um ciclomotor é necessário ter acima de 18 anos e ser habilitado com a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou Carteira Nacional de Habilitação categoria “A”, específica para motociclistas.
Capacete – Segundo dados do Hospital de Emergência e Trauma, mais de 70% dos atendimentos referentes à acidentes de trânsito envolvem motociclistas. A situação levou o Detran a promover conferência em várias cidades para discutir com outros órgãos de trânsito medidas para reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas.
Diante da preocupação com a segurança dos motociclistas, o programa Habilitação Social também fará a doação de um capacete para cada candidato aprovado na CNH categoria “A”.
A ideia é incentivar o uso, principalmente no interior do Estado, onde há maior resistência ao equipamento de segurança. Hoje, as motocicletas já representam mais de 40% da frota paraibana. De 834 mil veículos registrados no Detran, 357.837 são motocicletas.

Rafaela Soares com Secom-PB

Homem morre afogado enquanto pescava em pesque pague no José Américo

Vítima que era deficiente auditivo, mergulhou e não conseguiu subir

Um homem, identificado como Antônio, morreu afogado, na tarde desta segunda-feira(14), ao pescar com rede de arrasto na companhia de amigos em um pesque pague, localizado no bairro José Américo, em João Pessoa (PB).
Amigos da vítima, que tinha problemas auditivos, disseram que o senhor de aproximadamente 40 anos de idade, mergulhou e não subiu mais.
O corpo de bombeiros foi acionado e ao mergulharem no lago de aproximadamente 2 metros de profundidade, encontraram a vítima presa na lama.
Depois de localizado, o corpo foi encaminhado para o GMOL.

Rafaela Soares com WSCom

Carros de luxo são apreendidos durante blitz em João Pessoa

Vários carros de luxo foram apreendidos na manhã desta segunda-feira (14), durante uma operação de trânsito realizada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário da Paraíba (BPTran-PB).

Um dos carros apreendidos
A blitz, que aconteceu bairro Baixo Roger na capital paraibana, foi comandada pelo chefe geral do BPTran, tenente coronel, Paulo Sérgio.
De acordo com o sargento Nunes, várias irregularidades com a documentação dos veículos e de seus condutores foram detectadas.
Os veículos detidos foram encaminhados para o Detran-PB.
Rafaela Soares com Ascom BPTran

IMPRUDÊNCIA: colisão deixa trânsito lento na BR 230; veja fotos

IMPRUDÊNCIA: colisão deixa trânsito lento na BR 230; veja fotos
No inicio desta tarde de segunda-feira (14) mais um acidente grave acontece na BR 230, sentido ao bairro do Cristo Redentor. Dessa vez uma caminhonete S10, placa HWN 8941 de Santa Rita, colidiu na traseira de um Fiat Strada, placa MOH 9087 de Cabedelo.

A lei determina que o motorista que desrespeitar a faixa de pedestres seja multado, mas infelizmente ocorrem alguns acidentes provocados por motoristas desatentos. Esta desatenção pode ter sido o motivo do motorista da caminhonete S10 ter batido violentamente no Fiat Strada.

O veiculo que parou na faixa que da acesso a comunidade Boa Esperança foi arremessado contra a mureta de proteção que divide as faixas. No contato do acidente o motorista da Strada , Marco Antonio Albuquerque de Sousa , 41 anos, foi socorrido por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiro para o hospital da Unimed, em João Pessoa.





Rafaela Soares Com Aguinaldo Mota

sábado, 12 de maio de 2012

Musa do Paulistao 2012: Lorena Bueri

Lorena Bueri, a Musa do Paulistão 2012, exibiu suas curvas em um ensaio mais que sensual no Paparazzo. Veja alguns cliques da musa que foi anunciada a vencedora do concurso no inicio de Maio, quando recebeu o prêmio de R$ 10 mil pela colocação. A bela promete deixar muito marmanjo balançado com seus atributos que conquistaram os juizes do concurso.









Paparazzo

terça-feira, 8 de maio de 2012

Prefeito Aluísio Régis recebe elogios da população no Forró Fest 2012

População elogia Aluísio Régis em trazer pela segunda vez esse mega evento para cidade.



Começou, neste sábado (5), mais uma edição do Forró Fest, o maior festival de música regional do país, realizado anualmente pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, emissoras da Rede Paraíba de Comunicação.A 24ª edição do festival teve a sua 1ª eliminatória na cidade do Conde, Litoral Sul da Paraíba.
Nesta etapa foram selecionadas três músicas que irão participar da grande final, que vai ser realizada em Campina Grande, no dia 2 de junho, durante a abertura do ‘Maior São João do Mundo’. São elas: ”Quero ver meu sertão”, de Gilmar Gonçalves, interpretada por Rosiano Rodrigues, “Xamego do pavio” , composta e interpretada por Renata Arruda, e “Mariazinha” , de J.Michiles e interpretada por Marcibron José.
Além da disputa, a população do Conde acompanhou as apresentações de Dorgival Dantas, Luan Estelizado e do rei do forró Alcymar Monteiro.
A polícia militar disponibilizou cerca de 40 homens para a segurança do evento.
A guarda municipal de Conde teve um papel importante no Forró Fest, prendeu um meliante no meio da multidão portando uma arma de fogo.


Autoridades políticas prestigiaram a festa.

O evento teve a participação de várias autoridades políticas, entre elas, o Vice-governador Rômulo Goveia, Deputado Federal Manoel Junior, Deputado Estadual Branco Mendes, todos foram recepcionados pelo  empresário Eduardo Carlos, proprietário da TV Cabo Branco e pelo Prefeito Aluísio Régis e a Primeira dama Dona Lúcia.
Após a festa do Forró Fest, o prefeito Aluísio Régis recebeu milhares de elogios.
 “A melhor festa popular de todos os tempos”, com esta frase a maior parcela da população de Conde emite elogios ao prefeito Aluísio Régis pelo empenho da Prefeitura Municipal em trazer pela segunda vez esse mega evento para cidade.
Reportagem: Rafaela Soares  
Fotos: TV Conde

Batizado de Princesa!!!



Aconteceu na manhã deste domingo (06), o batizado de Eduarda neta do prefeito Aluísio Régis. A cerimônia religiosa aconteceu na matriz de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Conde, e foi presidida pelo padre Severino. 
Eduarda que é filha do casal Hermann Régis e Karla Pimentel.
Eduarda estava simplesmente uma princesa, ela é linda! Também….. Com papai e mamãe bonitos…. Não tinha jeito né gente!
Que ela continue trazendo muita alegria para todos que estão em sua volta!
A família toda estava presente, num clima de união super bacana!!!
Logo após a cerimônia foi servido um almoço super elegante para os convidados no Restaurante Gurugi.

O vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, o deputado federal Manoel Junior, deputado estadual Branco Mendes, o vice prefeito Dr. Quintino Régis,
o tabelião e líder político de Alhandra, Victor Braga (PMDB), os vereadores de Conde, Fernando Araújo, Toinho de Bal, Dr. Mangueira e o presidente da casa Cícero Leite, José Muniz de Lima,  prestigiaram a festa.
A animação ficou por conta da Banda Paradise, que colocou na pista o público de todas as idades, com um repertório bem eclético, com músicas de todas as épocas e logo após teve um pagodinho o grupo Evolução.
Reportagem: Rafaela Soares 
Fotos: TV Conde